Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Planetista Imparcial.



Total de visitas: 3006
Planetista Imparcial, a. 6, n. 1.





à Memória de Evandro Carlos de Andrade.
Este artigo foi publicado em um jornal carioca, que fez nele modificações não autorizadas.

O artigo original aqui é transcrito de acôrdo com sua publicação no primeiro número da Planetista Imparcial, Edição Histórica e com algumas complementações conforme realizadas pela sua autora.
“Planetista Imparcial”, a. n. 1: 1. setembro, 2001.



Igreja de São Sebastião de Araruama. Século XX. "Cartões Postais Históricos..."

De Evandro pela sua ida de nós, justas homenagens foram realizadas, e com palavras que dizem quem foi este lindo e meu mais antigo primo. “Ícone do jornalismo brasileiro”(Senador Pedro Simon), que introduziu um novo estilo de escrever e de dirigir aqueles que sabem dizer. Pude vê-lo um certo dia com a rapidez que a sua inteligência permitia restaurar uma frase e imprimindo-lhe a boa forma de escrever.
De família de destacados nomes na História do Brasil: jornalistas, como José Eduardo de Macedo Soares, fundador do “Diário Carioca”; políticos; intelectuais; escritores, como Manuel Antônio Alvares de Azevedo, o principal representante do Ultra Romantismo na poesia brasileira; médicos; engenheiros; educadores, como João Autto de Magalhães Castro, nosso avô, fundador do Colégio Vera Cruz, que “introduziu o estudo de grupo”, e que incentivou a Moral de seus alunos. Foi poeta, compositor e pintor retratista; advogados; juízes e Ministros, como D. Antonio Joaquim de Macedo Soares, o juiz redentor, e 1o. juiz a libertar um escravo do ventre (1867)”, pela sua sentença e defesa irrepreensíveis, “o que valia uma grande audácia para a época” (relato de Brício Filho, In: “Correio da Manhã, 1946), “Juiz tão sábio, soube conservar a distância...das grandes crises morais, que a modernidade competitiva tornava frequente, na vida de alguns”. Isto há mais de 100 anos! Foi também Conselheiro do Império e da Princesa Isabel.
Evandro: discreto, crítico, rígido, bondoso, amigo e conselheiro, inteligente e inovador, pintor retratista, preocupado em educar, além de brilhante profissional que revolucionou o jornalismo empresarial e que dignificou o jornalismo brasileiro com seu estilo descontraído e de Mestre, que reverenciou a Ética, a verdade, a isenção, e a precisão das palavras para o entendimento verdadeiro das informações,e que acrescentou o Direito à defesa no jornalismo. Recordo-me que no auge dos debates na Mídia, para a Ética no jornalismo, enviei-lhe uma carta sobre o tema. Entretanto, não houve tempo para que Evandro lesse meu artigo sobre a Ética, publicado em 15 de junho de 2001.
São nomes como esses que enobrecem a História do Brasil.
Com ética Evandro conduziu a sua vida profissional e pessoal, motivos para que sirva de exemplo para todos e para nós da família.
Lembro-me entre seus primeiros passos no jornalismo: uma reportagem no Egito. Fomos visitá-lo. Estava feliz como em um outro dia, ao nos mostrar os retratos a óleo, que pintou de suas filhas. Hoje uma jornalista e a outra, artista plástica.
Certa vez, despertaram-me as palavras incultas de uma senhora: “a Monarquia ainda está no poder no Brasil”. Neste momento percebí que deveríamos nos orgulhar por sermos descendentes de Reis de Portugal e de Fidalgos da Côrte, que nos transmitiram por gerações a dignidade, a bondade, a inteligência e o interêsse pela cultura e pela inovação, entre outros bons princípios e, sem abandono do que é bom para todos. São estes e outros bons valores que fazem o bom poder. A dignidade que pode estar presente entre ricos e pobres, deve ser um dos princípios essenciais para o exercício do poder. A dignidade quer dizer também decoro, honra, beleza moral, nobreza, entre outras acepções (outros significados).
As palavras incultas referem-se à “complexidade inatingível”(E. Morin) das informações e da cultura, na atualidade e em toda a História e por isso, apresentei a simultaneidade (sincronismo) dos pensamentos sôbre a Ética, entre mim e Evandro, e a sua repetição após mais de l00 anos!
A prudência é outro princípio da Ética que deve ser chamado e relembrado para a escolha das palavras, porque o seu uso inadequado pode tornar o sentido do que dizem, aquém das fronteiras da verdade.
Poder é ser, mantendo a dignidade, repetindo e transmitindo bons princípios, que são aprimorados em muitos séculos, e acrescentando a individualidade de cada um de nós. Evandro sempre foi fiel aos seus princípios e aos de nossa família. O Estado Brasileiro é um País democrático em que seus representantes são eleitos pelo povo. onde todos podem ascender ao poder sem discriminação e inclusive os descendentes da Família Real de Portugal, que são brasileiros. E esperamos que o povo saiba sempre como escolher seus representantes.
Percebendo nos outros o que é bom, unimo-nos, e relembrando e repetindo o bem é que nos construímos bons. Somente o que é bom para todos pode mudar tudo e por isso e inovando e com ética, Evandro transformou o jornalismo brasileiro. Ser Evandro é que o conduziu ao poder por 5l anos. Pelo Ser ético que todos continuem a respeitar a sua memória e que reflitam sobre a sua exemplar conduta.
Entre nós ficam suas realizações e as nossas lembranças e em nossas orações pedimos a Deus para que Evandro tenha a Paz espiritual e o descanso, eternos.
Dedico também estas palavras aos meus pais que me educaram com o rigor moral que sempre segui e ao Dr. Roberto Marinho, o mais discreto e principal empresário do jornalismo brasileiro e, que privilegiou a Ética.
Sonia Maria de magalhães Castro Remy.

Salvem a Terra!!!



Que cada um de nós faça a sua parte e que os poderes, industriais, desmatadores e, todos nós, nos inclinemos humildemente diante da Natureza e, respeitando-a peçamos-lhe perdão e, a Deus e, a todos nós pelas grandes ameaças das alterações climáticas que estão se fazendo presentes.
E que todos parem realmente com esta alucinação de destruir o nosso Planeta Terra.
Que cada um de nós plante ou ao menos semeie 100 árvores por mes, porque se as plantarmos aos bilhões estarão eliminando o gás carbônico pela fotossíntese.
Podemos nos Jardins Botânicos conseguirmos as sementes para as nossas vidas e para a vida da Terra.

O CO2 que é inserido na natureza, leva 200 anos para desaparecer, segundo relatório da ONU, pesquisas apontam que estamos muito próximos de um caminho sem volta de consequencias incalculáveis.
Não podemos deixar isto acontecer. Salvemos juntos a nossa Terra!!!

Pensamentos para todos os dias.

Se falarem mal de mim para você, antes de acreditar duvide e, então pergunte-me para saber se é verdade.
Sonia Maria Remy.

Acredite nas pessoas que elas poderão lhe oferecer mais do que espera ou diferente do que voce duvida.
Sonia Maria Remy.

Sempre acredite em voce mas, no silêncio, com os seus pensamentos, duvide para saber se tem que mudar.
Sonia Maria Remy.

Aprendi que o silêncio, sòmente para meditar, para dormir, que expressar-se, falando ou escrevendo, é fundamental para compreender, aprender, apreender e, para ensinar.
Sonia Maria Remy.

Respeite mesmo sem compreender o pensamento das outras pessoas mas, procure entendê-los porque poderá aprender algo novo.
Sonia Maria Remy.

Construtivo é destacar o que é positivo.
Sonia Maria Remy.

Falar bem acrescenta sempre, à pessoa de quem voce fala, para quem voce fala de alguém e, para voce que fala.
Sonia Maria Remy.

Voltar o pensamento e o coração para os sentimentos mais nobres é uma tarefa de todos os dias.
Sonia Maria Remy.

Perceba o silêncio das pessoas inocentes e injustiçadas.
Sonia Maria Remy.

Unir, significa um modo evoluido de ser.
Sonia Maria Remy.

Momentos da vida:

Proteja o Planeta Terra!
Sonia Maria Remy.

Momentos da Arte:

Para aqueles que vêm e gostam ou, têm as pinturas e os “Cartões Postais Históricos... da Autora”, além de ser o que lhes agrada é também para estas pessoas importante a perpetuação, representação e, compreensão dos fatos e períodos históricos.
Visite: http://remysbr.no.comunidades.net
Sonia Maria Remy.

A pintura chamada ingênua reflete justamente, a pureza, a delicadeza e a ingenuidade do espírito das pessoas que assim se expressam.
Sonia Maria Remy.

Momentos para repensar:

Pense bem, antes de desprezar um amigo(a) sincero(a), poderás estar perdendo o que há de melhor.
Sonia Maria Remy.

Retornar uma amizade ou um amor, é tão difícil como mudar a noite porque, é tão difícil quanto melhorar e mudar as pessoas. Mas é possível e, não se deve tardar porque, não se pode dar lugar à indiferença.
Sonia Maria Remy.

Algumas vezes as amizades ou o amor, vão embora porque, duram pouco e, outras levam anos ou toda a vida, e não retornam mas, não se acabam porque, são inesquecíveis.
Outras amizades ou alguns amores nascem e ficam para sempre, para a vida e para a eternidade.
Sonia Maria Remy.

Notícias.

- Thiago de Menezes recebeu o Título de Acadêmico "Honoris Causa"... da "Academia Brasileira de Belas Artes" ABBA em 30 de março de 2007.

- CONVITE
O Comendador Grão Colar Thiago de Menezes - Presidente da FALASP e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, A Diretoria do "Instituto Cultural da Fraternidade Universal –ICFU", juntamente com a "FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo", tem a honra de convidar a /Autora da Planetista Imparcial/ para o requintado coquetel e solene jantar de gala, onde será prestada uma justa e significativa homenagem às mais representativas personalidades do meio empresarial, social, cultural, de ciências médicas, odontológicas e jurídicas que muito contribuíram para o engrandecimento do nosso país.
A grande festa será realizada no "Circolo Italiano", em São Paulo em 25 de maio de 2007 às 20:00 hs.

DATA: 25 de Maio de 2007

Obs: Na ocasião, haverá o lançamento e outorga da Comenda "Cruz da Distinção Literária e Artística -FALASP" e da "Ordem do Mérito do Turismo, da Hotelaria e da Gastronomia", ambas confeccionadas pela tradicional RANDAL Rio. Serão ainda outorgadas Medalhas de Mérito Cultural e outras Honrarias.

Thiago acesse: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2940015164221043125




Arraial do Cabo, Cabo Frio, RJ.
Praias Brasileiras. O mar é azul.
"Cartões Postais Históricos..."

Direitos dos Autores,1

Algumas situações que preocupam os autores, quanto à proteção de seus direitos. 03.08.2006:
Projetos, Idéias e Métodos.
De acôrdo com a legislação brasileira, projetos, idéias e métodos, não são protegidos por direitos autorais, mas para os autores há que se considerar alguns pontos de vista.
Projetos: um projeto é uma obra com autoria própria, porque não registrá-lo?
Métodos: um método pode constituir uma obra com autoria própria, porque não registrá-lo?
Idéias: estão contidas em todas as obras, porque não protegê-las?
As idéias contidas em uma obra registrada, assim como um projeto e um método contidos em uma obra registrada, poderiam ser utilizados, se assim o os autores desejarem, com acôrdos firmados com os autores, segundo seu ponto de vista, de modo que não cessaria o desenvolvimento, segundo a Lei.
Em marcas e patentes, temos que uma máquina por exemplo tem seu registro de patente, mas se for ligeiramente alterada pode ter um outro registro.
Estas situações que permitem o desenvolvimento, relegam a um plano quase nulo os autores, que são os inventores, idealizadores. Não havendo então uma proteção efetiva. Podem até outros autores, copiarem nossas idéias, nossas obras, e nossos projetos, e os verdadeiros autores ficam a ver suas idéias aproveitadas de todas as maneiras, sem que ganhem nada com isto. Eis onde reside a questão. As idéias, projetos, e métodos, ou máquinas, poderiam ser copiados, ou modificados, desde que os novos autores-copistas-secundários, paguem aos verdadeiros autores, segundo acôrdos firmados, se assim os autores desejarem, e desde que constituam nova obra.
Porém, muitas vezes a lei é sábia, e sobre a obra de arte, diz que é permitida a cópia, contando que venha a se configurar uma nova obra.
Isto não é diferente das idéias, métodos, e projetos e máquinas, porém aquilo que baseia uma nova obra, deveria ser protegido por direitos de autoria.
Exemplificamos:
Projetos: nem bem um projeto foi executado, já é copiado por muitos! Está errado! Um projeto tem um sentido da patente, é uma invenção!
Idéias: tudo são idéias. Não há nada que não seja. As idéias devem ser materializadas na obra, para serem passíveis de direitos autorais. Então, o que está contido na obra é passível do direito de autoria, e por isso:
métodos, idéias, projetos e máquinas deveriam ser protegidos pela Lei dos direitos autorais, podendo ser copiado, se havendo permissão do autor, que receberia um royalty e/ou um percentual sobre o uso do original, e sobre a nova obra-secundária do (s) copista (s), e com acôrdos firmados sobre a permissão.
Desejamos conhecer a opinião dos advogados especialistas, e por isso enviem seus comentários para remysbr.

Direito dos Autores, 2




Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha. Século XVI. Pintura de S. Remy, c. 2003. "Cartões Postais Históricos...".

Esclarecemos aqui um importante detalhe encontrado na jurisprudência internacional, que chama a atenção das pessoas para o fato de que para falar sobre uma obra de outro autor, é preciso a sua autorização, desde que o autor escolhe com cuidado como será apresentada a sua obra, o que se falará sobre ela etc., como por exemplo, na mídia para uma exposição de lançamento. É por isso importante que aqueles que se acham capazes de criticar, que consultem primeiro os autores, de acôrdo com a Jurisprudência.

Direitos dos Autores e Copiadoras.



Igreja Nossa Senhora da Apresentação, Irajá, Rio de Janeiro, RJ. Pintura de Sonia Maria Remy, c. 2003.
"Cartões Postais Históricos...".

A fragilidade do exercício dos Direitos Autorais, diante das redes de computadores, e das copiadoras, evidencia-se não somente pelo fato da quase total incompreensão dos Direitos de Autoria, como também da prache de manter arquivos dos clientes, de acordo com o que julgam necessário.
Muitas copiadoras, mantêm, não se sabe para que os arquivos dos clientes, comprometendo de várias maneiras o exercício e a proteção dos Direitos de Autoria.
Quando é feita a manipulação dos arquivos, sejam de textos ou de imagens, em algum programa, é necessário que os arquivos sejam copiados e constituindo parte dos Hds nas copiadoras. Entretanto a conduta correta é após ser feito o serviço combinado, o arquivo ser deletado, sem constar em nenhum hd das copiadoras. Mas isto não acontece. São inúmeras as justificativas, que não procedem, desde que não se pode decidir pelo que é propriedade de outrem.
A questão das redes de computadores nas copiadoras, deixa ainda mais vulnerável a proteção aos Direitos de Autoria, desde que os arquivos, não estão somente ali, sob o domínio do cliente, em um só computador, mas em vários, podendo ser copiados simplesmente para um Cd, por exemplo.
Ao ser copiado e arquivado indevidamente, nenhum controle mais têm os Autores sobre a sua propriedade autoral.
Sendo assim, urge que a Lei normalize os procedimentos nas copiadoras, determinando a deletação dos arquivos após o seu uso, e também impedindo as redes nas copiadoras, que propiciam as cópias indevidas. Ressalvamos o desconhecimento da matéria pelos funcionários e até mesmo pelos Autores.

Aos Autores: dêem a sua opinião, escrevendo para remysbr, que após filtragem, será incluída em página especial no site.
Aos especialistas em Direito Autoral: exponham as suas opiniões, e enviando-as para remysbr, para que possam estar em página especial neste site, respondendo aos Autores.
Remysbr

Direitos dos Autores 4.



Pão de Açúcar. Século XX. Pintura de S. Remy, 2001, c. 2003.
"Cartões Postais HIstóricos...".

Em interpretação recente para esclarecimentos sobre Direitos Autorais, foi dito que o registro autoral de idéias não pode ser realizado, e o que é registrado é a expressão das idéias, isto é, a maneira como uma idéia é expressa pelos Autores.
Aqui neste site discordamos completamente destas afirmativas, desde que ao registrarmos por exemplo um Livro, nada mais estamos registrando do que idéias, que sejam suas expressões, mas são idéias. Poderíamos então até dizer que a expressão de uma idéia pode ser uma idéia. Foi dito também que este assunto já foi muito discutido e a palavra final é da Lei.
Discordamos que idéias não podem ser registradas, assim como métodos ou projetos. E também discordamos que a palavra final é a Lei, desde que a Lei é a palavra final, até o momento em que for modificada. Portanto, a palavra neste site é a discussão e a opinião dos autores, porque todos ficam decepcionados quando conhecem a Lei e suas limitações aos direitos dos Autores. Neste ponto também é preciso enfatizar que a Lei é para o benefício dos seres humanos, e não contra.
Entendendo que o desenvolvimento não pode ser interceptado quando pessoas copiam uma idéia e a expressam de formas diferentes, fica claro também que o autor da idéia deve também ser beneficiado pela Lei, desde que beneficia outros autores e o desenvolvimento, sem nada ganhar com isto, e até mesmo muitas vezes há o obscurecer de sua idéia, desde que os copistas, não consideram os autores das idéias, mas suas próprias obras, expressão de idéias de um outro autor.